O comércio informal nas linhas 640 e 448 na cidade de Manaus-AM: uma análise das relações e desafios dos vendedores ambulantes
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v18i1.77033Resumo
Os ônibus desempenham um papel vital no Brasil, servindo não apenas como meio de transporte diário, mas também como ambiente de trabalho. Esse estudo explora a relevância dos vendedores informais nesse cenário, onde oferecem uma gama diversificada de produtos, como balas, picolés, água e eletrônicos. Investigamos o crescimento dessa prática, identificando os produtos mais demandados, os horários de pico para vendas e o aumento da presença de vendedores imigrantes. Os vendedores ambulantes, operando à margem da formalidade, assumem um papel central na pesquisa, obtendo sustento por meio do comércio em espaços públicos. Concentramo-nos nos informais das linhas de ônibus 640 e 448 em Manaus (AM), empregando um método dialético, observação direta e entrevistas para análise e reflexão abrangentes sobre esse contexto. Este estudo amplia a compreensão do impacto desses trabalhadores informais em uma paisagem urbana dinâmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).