As estratégias territoriais das plataformas digitais de trabalho docente no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.76838Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa em curso sobre as plataformas virtuais de trabalho docente no Brasil. Manejadas por grupos empresariais estrangeiros e nacionais, nossa hipótese parte de que os agentes econômicos por trás do serviço fazem uso do território brasileiro, a partir de suas intencionalidades corporativas. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo identificar e compreender as estratégias territoriais praticadas pelas empresas-plataformas hegemônicas do ramo, o que pode ser traduzido pela composição da tecnoesfera e da psicoesfera que essas empresas-plataformas dependem. Nessa investigação, a disposição sociotécnica (algoritmo, modelo de reputação, monetização, marketing, etc.), a topologia dessas empresas (sede empresarial, localização dos usuários, distribuição dos escritórios, investidores, etc.) e sua dependência de fixos, demonstram como os fatores territoriais são inalienáveis na ação desses agentes.
Palavras-chave: Plataformas digitais. Plataformização do território. Uberização docente.
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