A participação de artistas evangélicos nas eleições presidenciais de 2022: um olhar sobre o apoio à Bolsonaro a partir das redes sociais virtuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v17i3.76723

Resumo

O artigo avalia a participação de artistas evangélicos nas eleições presidenciais de 2022 a partir das suas postagens no Instagram. Especificamente o texto versa sobre um vídeo publicado em 28 de outubro de 2022, compartilhado entre quatorze artistas. Os resultados identificaram engajamento num universo de 45 milhões de seguidores, sendo que a obra, o hino nacional, símbolo principal da identidade nacional e capturado pelo nacionalismo cristão, foi visualizada por mais de 37 milhões de vezes. O levantamento visou contribuir com a discussão dos efeitos das redes sociais sobre a democracia e o comportamento político do segmento evangélico e do algoritmo no processo eleitoral, com destaque para aparelhamento da comunicação em segmento nichado, no recorte dos artistas gospel selecionados no Brasil em 2022.

Palavras-chave: eleições 2022, artista gospel, Instagram, democracia, redes sociais virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

OLIVEIRA DE LIMA, L. A participação de artistas evangélicos nas eleições presidenciais de 2022: um olhar sobre o apoio à Bolsonaro a partir das redes sociais virtuais. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 105–132, 2023. DOI: 10.5216/ag.v17i3.76723. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/76723. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos