A participação de artistas evangélicos nas eleições presidenciais de 2022: um olhar sobre o apoio à Bolsonaro a partir das redes sociais virtuais
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i3.76723Resumo
O artigo avalia a participação de artistas evangélicos nas eleições presidenciais de 2022 a partir das suas postagens no Instagram. Especificamente o texto versa sobre um vídeo publicado em 28 de outubro de 2022, compartilhado entre quatorze artistas. Os resultados identificaram engajamento num universo de 45 milhões de seguidores, sendo que a obra, o hino nacional, símbolo principal da identidade nacional e capturado pelo nacionalismo cristão, foi visualizada por mais de 37 milhões de vezes. O levantamento visou contribuir com a discussão dos efeitos das redes sociais sobre a democracia e o comportamento político do segmento evangélico e do algoritmo no processo eleitoral, com destaque para aparelhamento da comunicação em segmento nichado, no recorte dos artistas gospel selecionados no Brasil em 2022.
Palavras-chave: eleições 2022, artista gospel, Instagram, democracia, redes sociais virtuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).