Financeirização e concentração espacial dos fundos financeiros na megarregião Rio de Janeiro- São Paulo.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.76147Resumo
A financeirização é um processo com amplas consequências em diversas esferas da vida social, e está diretamente relacionada ao processo de globalização da economia. Um agente central nesse processo são os fundos financeiros.O objetivo do presente trabalho é analisar o processo de financeirização associado à formação da megarregião Rio de Janeiro - São Paulo.Tal análise se baseia em um levantamento feito junto ao site da CVM – Comissão de Valores Imobiliários. No site deste órgão, foram levantadas informações referentes a todos os fundos financeiros existentes no Brasil, sendo um total de 3141 fundos financeiros em atividade. A partir desta matriz, com dados sobre os fundos financeiros, realizamos uma série de análises, principalmente a análise da localização desses fundos em relação à megarregião Rio de Janeiro - São Paulo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).