Propriedades físicas do solo e cobertura e uso da terra como subsídio à compreensão dos processos erosivos lineares na bacia hidrográfica do rio dos Cachorros, Amazônia Maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v17i2.73918

Resumo

O trabalho analisou a correlação entre as propriedades físicas do solo e a cobertura e o uso da terra como subsídio à compreensão dos processos erosivos lineares na bacia hidrográfica do rio dos Cachorros, Amazônia Maranhense. Os materiais e métodos contaram com descrição geral, análise morfológica e textural dos solos e fracionamento da areia por meio de trabalhos de campo e análises laboratoriais, bem como mapeamentos, com a elaboração do esboço das principais classes de solos e do mapa da cobertura e do uso da terra. Os resultados mostraram que nos perfis pedológicos A e B predominam as classes texturais “Areia franca” e “Francoarenosa”, sendo naturalmente frágeis à erosão, em que a fração areia prevalece em todos os horizontes. Os atributos físicos estrutura, consistência e porosidade são influenciados diretamente pelo uso da terra, cujas inter-relações aceleram a dinâmica erosiva linear sob a forma de sulcos e ravinas e possibilidade de evolução para voçorocas.

Palavras-chave: Vegetação. Extração mineral. Sulcos. Ravinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-20

Como Citar

FUSHIMI, M.; DE OLIVEIRA, R. C.; RODRIGUES NUNES , J. O. Propriedades físicas do solo e cobertura e uso da terra como subsídio à compreensão dos processos erosivos lineares na bacia hidrográfica do rio dos Cachorros, Amazônia Maranhense. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 205–227, 2023. DOI: 10.5216/ag.v17i2.73918. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/73918. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos