Geo(foto)grafias de uma pequena cidade: diversas ruralidades ou ruralidades habitadas?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i1.73458Resumo
Este texto é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Graduação em Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XI, Serrinha, semiárido baiano, intitulada: “Campo, cidade, urbano e rural: conceitos, representações e abordagens nos livros didáticos de Geografia”. Para o presente ensaio, utilizamos os registros fotográficos que integram parte do acervo metodológico da pesquisa para tecer reflexões a partir de um aporte teórico que versa sobre as pequenas cidades, ruralidades, fotografias e o ensino de Geografia. As reflexões defendem a inserção das práticas espaciais cotidianas dos estudantes nas abordagens de conceitos e temas da Geografia na escola. Além disso, a dinâmica singular da cidade pequena mediante as manifestações das ruralidades que nela ocorrem explica também as suas particularidades em relação às médias e grandes cidades, e o seu reconhecimento no âmbito do ensino de Geografia concebe outros e diferentes modos de compreensão desses espaços e das maneiras de ser de quem os vivenciam.
Palavras-chave: Cidade pequena. Ruralidades. Fotografias. Ensino de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).