Pierre L´Enfant e a criação de uma cidade de forte valor simbólico
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i3.73184Resumo
No âmbito dos estudos urbanos, as investigações centradas na história das cidades planeadas têm incidido, sobretudo, na explicação dos fatores que comandaram o seu aparecimento, na identificação das opções subjacentes ao seu desenho urbano, assim como na compreensão do modo como as etapas iniciais do seu planeamento foram posteriormente condicionando as suas dinâmicas sociais, económicas, culturais e políticas. São menos comuns as investigações preocupadas em descortinar quais foram as principais influências e referenciais que estiveram na base das opções urbanísticas seguidas pelos planeadores e visionários destas novas cidades. Este artigo, privilegiando uma abordagem historicista baseada em pesquisa de arquivo e revisão de literatura, demonstra como, no caso do Plano de 1791 de Pierre L’Enfant para Washington DC, este foi deterministicamente influenciado pela sua biografia e pelo contexto sociopolítico em que viveu, mas também por outros exercícios de planeamento urbano, a cujas peças desenhadas o urbanista teve acesso ou cuja concretização prática teve a oportunidade de conhecer.
Palavras-chave: História Urbana. Urbanismo. Planeamento Urbano. Cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).