Geografia e exploração da metarrealidade: ampliando os quadros de referência

Autores

  • Rodrigo Goncalves Souza Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário da Casa Civil, Goiânia, Goiás, Brasil, rodrisou@discente.ufg.br https://orcid.org/0000-0001-8091-0036

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v19i1.73006

Resumo

O debate sobre quadros de referência epistêmicos e teórico-metodológicos na Geografia avolumou perspectivas. A ênfase varia de acordo com as classes de proposições sobre as quais se traçam os procedimentos da lógica da pesquisa e consecutivos meios técnicos. Trazer novas proposições requer justificar que possibilitem reformular respostas, ampliar o alcance da investigação, refinar nuances nas regras de explicação, desenvolvendo recursos elucidativos. Este artigo exploratório e expositivo, com revisão integrativa, se debruçou sobre arcabouços conceituais da filosofia da ciência, oferecendo abordagens consistentes para desvendar fatores-chave de sistemas complexos e maneiras de reposicionar controvérsias epistêmicas na Geografia. Se alega que o Realismo Transcendental oferece panoramas conspícuos na relação entre ontologia e epistemologia e, aplicado nas ciências humanas como Realismo Crítico, oportuniza pontes e sinergias entre as áreas de estudo da disciplina. Foram apresentadas as potencialidades deste quadro de referência para articular categorias, relações estruturas/agentes e suas práticas e representações, explicações causais e expressões fenomênicas. Com uma perspectiva distinta sobre o escopo metateórico da análise, recombina técnicas, instrumentos e metodologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-20

Como Citar

SOUZA, Rodrigo Goncalves. Geografia e exploração da metarrealidade: ampliando os quadros de referência. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 144–176, 2025. DOI: 10.5216/ag.v19i1.73006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/73006. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos