El Llano, un territorio forjado entre dos modelos de espacio - DOI 10.5216/ag.v3i2.7289
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v3i2.7289Resumo
Para comprender cómo se estructura el territorio llanero de Venezuela, se ha partido de la consideración de las prácticas económicas como los elementos definitorios de su dinámica. Por ello se analizaron dos modelos espaciales: uno de poder relacionado con la apropiación de la riqueza del llano y sus productos de exportación y el otro de refugio como espacio de llegada de los que huyen del sistema de control desde la época colonial, basado en la subsistencia y la autonomía. Ambos modelos compiten por el espacio y los recursos del llano y sin embargo, aunque en ciertos momentos uno parece imponerse al otro, ambos persisten en el tiempo y la población llanera se adscribe a cada uno de ellos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).