A relação entre os valores de temperatura superficial terrestre (TST), o uso e cobertura do solo e a topografia no município de Minaçu-GO- DOI 10.5216/ag.v3i2.7288
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v3i2.7288Resumo
Alterações de cunho ambiental promovidas pelas mudanças no uso e cobertura da terra, como a alteração da condição da Temperatura Superficial Terrestre (TST), são relevantes, considerando-se sua influência no sistema hidrológico, terrestre e atmosférico. O presente estudo utiliza o sensoriamento remoto para avaliar de forma mais sistemática a influência do uso e cobertura do solo na variação espacial da temperatura superficial terrestre, principalmente em consonância com outro elemento fundamental na caracterização do campo térmico, a topografia. Para execução do presente trabalho, procedeu-se a elaboração de mapas de Uso e Cobertura do solo, Hipsométrico e de Temperatura Superficial Terrestre, visando estabelecer o cotejamento entre eles e mensurar a correlação entre suas classes. Os produtos cartográficos demonstram que há uma correlação direta e inversa entre certas coberturas naturais e a TST. A hipsometria, em geral, também apresentou correlação direta e inversa com as temperaturas superficiais, com as maiores cotas altimétricas registrando os menores valores de temperatura e os maiores valores associados às depressões topográficas. Palavras-chaves: Temperatura superficial terrestre (TST), Uso da terra, Hipsometria, Minaçu (GO), Sensoriamento Remoto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-10
Como Citar
NASCIMENTO, D. T. F.; SOUSA, S. B. de; OLIVEIRA, I. J. de. A relação entre os valores de temperatura superficial terrestre (TST), o uso e cobertura do solo e a topografia no município de Minaçu-GO- DOI 10.5216/ag.v3i2.7288. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 93–107, 2009. DOI: 10.5216/ag.v3i2.7288. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/7288. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).