Contribuição das sementes crioulas para efetivação de alguns princípios da Agroecologia: diagnóstico de sua produção e utilização em assentamentos rurais do Território Prof. Cory/Andradina-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v16i2.71879

Resumo

As sementes crioulas e o conhecimento construído pelos agricultores familiares sobre o seu cultivo são fatores importantes para o desenvolvimento de uma produção agrícola sustentável, em termos multidimensionais. Neste trabalho, objetivou-se realizar o diagnóstico da produção de sementes crioulas nos assentamentos rurais do Território Prof. Cory/Andradina-SP e analisar sua possível relação com o processo de transição agroecológica. Para tanto, foi aplicado um questionário semiaberto na forma de entrevista, junto a 55 guardiões(ãs) identificados pelo método “bola de neve”, em 24 assentamentos. Constatou-se que as sementes crioulas cultivadas pelos guardiões(ãs) do Território podem ser consideradas porta de entrada para a transição agroecológica por possibilitarem a concretização dos princípios da Agroecologia, no âmbito da segurança alimentar, autonomia produtiva, conservação da biodiversidade e comercialização em circuitos curtos.

Palavras-chave: Transição agroecológica. Agrobiodiversidade. Agricultores familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-20

Como Citar

PAVANI SILVA, D.; SANT’ANA, A. L. Contribuição das sementes crioulas para efetivação de alguns princípios da Agroecologia: diagnóstico de sua produção e utilização em assentamentos rurais do Território Prof. Cory/Andradina-SP. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 256–275, 2022. DOI: 10.5216/ag.v16i2.71879. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/71879. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos