Influência da Infraestrutura de Transportes sobre a Temperatura de Superfície em um corredor BRT, na cidade de Goiânia/GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i1.71849Resumo
A artificialização em áreas urbanas contribuem para concentração de problemas ambientais diversos, dentre os quais, a alteração do microclima urbano, incluindo a temperatura da superfície terrestre. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos da construção de um Sistema Bus Rapid Transit (BRT), localizado na cidade de Goiânia, sobre a temperatura da superfície terrestre, antes e após a sua implantação. A metodologia contemplou a análise de imagens de sensoriamento remoto orbital do satélite Landsat 8, sensores OLI e TIRS, manipuladas em um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Para tanto, foram necessários o cálculo da temperatura de brilho; correção da emissividade e; a temperatura da superfície terrestre. Os resultados revelam como a alteração da paisagem urbana, influenciada pelo corredor de transportes, é uma das principais causas das mudanças de temperatura da superfície terrestre (TST), mostrando a intensificação de altas temperaturas em áreas onde houve o aumento de superfícies pavimentadas e comerciais, e redução da temperatura onde empregou-se manejos de arborização.
Palavras-chave: Uso da Terra. Impacto ambiental. Transportes. Microclima.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).