O processo de eletrificação de Goiás e a nova projeção para o setor
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i1.71787Resumo
O processo de eletrificação foi determinante para a formação e organização do território goiano. Com este artigo objetivamos frisar os principais pontos desse processo utilizando-se de pesquisa bibliográfica documental e análise de dados em agências do setor elétrico. As discussões aqui apresentadas, nos permite concluir que a matriz elétrica de Goiás, em sua atual conjuntura estrutural, enfrentará dificuldades para suprir as demandas da sociedade goiana e do Sistema Interligado Nacional de forma contínua, especialmente considerando demandas futuras. Uma das soluções para esse problema está em criar políticas públicas que incentive a instalação de usinas fotovoltaicas no território, com mesmos incentivos propiciados às hidrelétricas – o que demanda efetivo papel do Estado em assumir responsabilidades no que tange às inovações do setor.
Palavras- chave: Energia elétrica; Estado de Goiás; Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).