Estágio formativo: prenúncio de um currículo do futuro para o estágio de formação de professores de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v15i3.69476Resumo
A Geografia, desde a sua institucionalização como ciência, busca uma análise espacial considerando as conexões entre os fenômenos e a relação dos fenômenos gerais e particulares. Assim, o profissional dessa área que se dedica à educação deve desenvolver em sua formação condições de leitura e interpretação do espaço geográfico, uma vez que o mundo em que o aluno vive interfere diretamente no contexto educacional. Em sua formação inicial, o Estágio Curricular é um momento propício ao desenvolvimento dessas habilidades, uma vez que é possível analisar nesse contexto as relações socioespaciais no ambiente escolar, articuladas aos conhecimentos geográficos e pedagógicos. Para tanto, é necessário que as ações nele realizadas se embasem na perspectiva da teoria geográfica, pois é ela que possibilita a compreensão da totalidade do fenômeno. O Estágio é um momento privilegiado para a articulação de conhecimentos, o que implica que os elementos pedagógicos didáticos devem ser considerados sob a ótica dos conhecimentos disciplinares. Com base nessas considerações, o presente artigo expõe uma proposta de Estágio Curricular em Geografia com potencialidade para desenvolver tanto habilidades didáticas quanto condições de entender as dinâmicas socioespaciais contemporâneas.
Palavras-chave
Geografia. Estágio Curricular. Formação de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).