Estágio formativo: prenúncio de um currículo do futuro para o estágio de formação de professores de Geografia

Autores

  • Anna Maria Kovacs Khaoule Universidade Estadual de Goiás, Porangatu, Goiás, Brasil.
  • Lana de Souza Cavalcanti Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v15i3.69476

Resumo

A Geografia, desde a sua institucionalização como ciência, busca uma análise espacial considerando as conexões entre os fenômenos e a relação dos fenômenos gerais e particulares. Assim, o profissional dessa área que se dedica à educação deve desenvolver em sua formação condições de leitura e interpretação do espaço geográfico, uma vez que o mundo em que o aluno vive interfere diretamente no contexto educacional. Em sua formação inicial, o Estágio Curricular é um momento propício ao desenvolvimento dessas habilidades, uma vez que é possível analisar nesse contexto as relações socioespaciais no ambiente escolar, articuladas aos conhecimentos geográficos e pedagógicos. Para tanto, é necessário que as ações nele realizadas se embasem na perspectiva da teoria geográfica, pois é ela que possibilita a compreensão da totalidade do fenômeno. O Estágio é um momento privilegiado para a articulação de conhecimentos, o que implica que os elementos pedagógicos didáticos devem ser considerados sob a ótica dos conhecimentos disciplinares. Com base nessas considerações, o presente artigo expõe uma proposta de Estágio Curricular em Geografia com potencialidade para desenvolver tanto habilidades didáticas quanto condições de entender as dinâmicas socioespaciais contemporâneas.

Palavras-chave          

Geografia. Estágio Curricular. Formação de professores.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

KHAOULE, A. M. K.; CAVALCANTI, L. de S. Estágio formativo: prenúncio de um currículo do futuro para o estágio de formação de professores de Geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 15, n. 3, p. 67–87, 2021. DOI: 10.5216/ag.v15i3.69476. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/69476. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos