Uma metodologia da Geografia Histórica aplicada a um tempo recente: o caso de Brasília/DF no período de 1964 a 1988
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i1.69075Resumo
Este artigo trata da formação territorial do Distrito Federal e o faz a partir de bases metodológicas da Geografia Histórica. Estabelece análises no período de 1964 a 1988 e fragmenta, para fins de pesquisa primária de dados, o recorte espacial de acordo com as Regiões Administrativas formalmente definidas pelo governo do DF. Apresenta uma contextualização em três níveis escalares (mundial, nacional e local), identifica os agentes de produção do espaço para o período em foco, suscitando os principais papeis por eles assumidos e aprofunda a análise nos dados demográficos avaliando o papel do público imigrante na ocupação e produção do espaço de Brasília. O estudo dos resultados da pesquisa primária e secundária permite traçar algumas considerações acerca das principais transformações espaciais ao final do período estabelecido, mormente no tocante à ocupação física da região do entorno do Plano Piloto de Brasília.
Palavras-chave: Geografia Histórica; Governos Militares; Brasília/DF.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).