Geografia, paisagem, literatura e geopatrimônio nas obras de Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v13i3.58416Resumo
A paisagem é um tema muito abordado na geografia desde os tempos mais antigos. Contudo, seu estudo não se limitou a apenas a essa ciência. Despertou interesse em vários outros campos da ciência e em diferentes profissionais como o escritor Guimarães Rosa que teve um olhar especial para as paisagens de Minas Gerais. É nesse cenário com suas serras, chapadas, rios e veredas que o autor criou seus personagens expondo a vida de um povo sofrido e encantador. Diante de tamanha beleza e riqueza de detalhes dos elementos do patrimônio natural descritos pelo autor no sertão mineiro torna-se necessário elencar alguns locais de destaque nas suas obras para que as pessoas, ao visitarem os locais, tenham acesso a informações de cunho turístico, científico e educativo. Nesse viés, a partir da leitura das obras rosianas e dos Marcos Territoriais do Circuito Guimarães Rosa (CGR) surge a proposta de identificação do geopatrimônio e a criação do Roteiro Geoturístico Sertões de Minas Gerais (SMG) que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável regional por meio de ações que priorizem as comunidades locais e os elementos físicos descritos pelo escritor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).