Materialização, substrução e projeção: uma construção teórico-metodológica como contribuição para o desvelar da produção do espaço
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v13i1.58324Resumo
A Geografia tem passado por momentos de negação da importância do debate teórico. Por outro lado, há autores que insistem em não se preocupar com a dimensão empírica; há equívocos nas duas partes. Acreditamos que o ponto de partida da investigação deve ser a realidade, mas posteriormente é necessário retomar a dimensão teórica para tentar desvendar o problema. A reflexão realizada neste texto foi construída a partir de uma base metodológica baseada na tríade dos processos de materialização, substrução e projeção.
Palavras-chave: Produção do espaço, base metodológica, tríade materialização-substrução-projeção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).