A desnacionalização da indústria cervejeira no Brasil: da reestruturação produtiva aos movimentos de fusões e aquisições

  • Silvia Cristina Limberger Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos José Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Nos anos 90, a indústria cervejeira no Brasil passou por um processo de reestruturação produtiva como proposta para enfrentar a concorrência dos grandes grupos multinacionais, que se acercavam do mercado nacional. As mudanças consistiram, sobretudo, na reorganização do trabalho por meio da incorporação da informática ao processo produtivo, reduzindo custos de produção e dinamizando o processo de circulação. Entretanto, tal indústria não resistiu ao capital externo. Em 2004, a Ambev, empresa que controlava cerca de 70% do mercado nacional, constituída pela fusão entre Brahma/Skol e Antarctica, foi adquirida pela Interbrew (atualmente AB InBev). As cervejarias nacionais Kaiser, Bavaria e Schincariol também foram desnacionalizadas. Dessa forma, este texto visa analisar as estratégias de reorganização produtiva da indústria cervejeira nacional, bem como, o processo de desnacionalização do setor, como resultado do acirramento da concorrência a nível mundial, mas também como consequência da abertura financeira da economia brasileira.

Palavras-chave: Mercado cervejeiro. Investimento produtivo. Capital externo. Concorrência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Limberger, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2016) com estágio na Universidad Autònoma de Barcelona (UAB, 2015), mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, 2010) e graduada pela mesma instituição (2007/2008). Pesquisadora do grupo de estudos Formação Sócio Espacial: Progresso Técnico e Desenvolvimento Econômico – UFSC.

Carlos José Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestre em geografia pela mesma instituição e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Pós-doutor em Geografia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrando disciplinas na graduação, mestrado e doutorado.

Publicado
20-08-2019
Como Citar
Limberger, S. C., & Espíndola, C. J. (2019). A desnacionalização da indústria cervejeira no Brasil: da reestruturação produtiva aos movimentos de fusões e aquisições. Ateliê Geográfico, 13(2), 148-164. https://doi.org/10.5216/ag.v13i2.54257
Seção
Artigos