A desnacionalização da indústria cervejeira no Brasil: da reestruturação produtiva aos movimentos de fusões e aquisições

Autores

  • Silvia Cristina Limberger Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Carlos José Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v13i2.54257

Resumo

Nos anos 90, a indústria cervejeira no Brasil passou por um processo de reestruturação produtiva como proposta para enfrentar a concorrência dos grandes grupos multinacionais, que se acercavam do mercado nacional. As mudanças consistiram, sobretudo, na reorganização do trabalho por meio da incorporação da informática ao processo produtivo, reduzindo custos de produção e dinamizando o processo de circulação. Entretanto, tal indústria não resistiu ao capital externo. Em 2004, a Ambev, empresa que controlava cerca de 70% do mercado nacional, constituída pela fusão entre Brahma/Skol e Antarctica, foi adquirida pela Interbrew (atualmente AB InBev). As cervejarias nacionais Kaiser, Bavaria e Schincariol também foram desnacionalizadas. Dessa forma, este texto visa analisar as estratégias de reorganização produtiva da indústria cervejeira nacional, bem como, o processo de desnacionalização do setor, como resultado do acirramento da concorrência a nível mundial, mas também como consequência da abertura financeira da economia brasileira.

Palavras-chave: Mercado cervejeiro. Investimento produtivo. Capital externo. Concorrência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-20

Como Citar

LIMBERGER, S. C.; ESPÍNDOLA, C. J. A desnacionalização da indústria cervejeira no Brasil: da reestruturação produtiva aos movimentos de fusões e aquisições. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 148–164, 2019. DOI: 10.5216/ag.v13i2.54257. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/54257. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos