A Apropriação do Discurso Agroecológico pela Agricultura Orgânica Ressignificada
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v13i3.54111Resumo
O objetivo desse artigo é compreender como o discurso agroecológico tem sido apropriado pelo capital, mercantilizado por meio da agricultura orgânica ressignificada (capitalizada, empresarial), que segue à lógica de mercado, igualmente à agricultura tecnificada/quimificada. Assim sendo, busca-se também entender como a informação está atrelada à agricultura orgânica sob o ponto de vista político e técnico, no atual período. Para tanto, foram adotados como procedimentos metodológicos, a análise da bibliografia, que aborda esse tema e a análise de dados de fontes secundárias. Dessa forma, este trabalho vem contribuir para compreensão das estratégias do capital voltadas para produção e reprodução ampliada do capital, a partir do discurso da preservação ambiental, da defesa das práticas agrícolas agroecológicas atreladas aos sistemas de comunicação e informação somado aos processos normativos de certificação e de conduta produtiva.
Palavras chave: Discurso agroecológico, sistemas de informação e comunicação, Agricultura Orgânica ressignificada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).