Sementes crioulas e socioagrobiodiversidade: experiências camponesas em Orizona e Vianópolis – GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v13i2.53498Resumo
As variedades crioulas estão presentes em diversas Comunidades camponesas no Brasil. Elas são vetoras de conhecimentos tradicionais, diversificam a produção, a renda, a alimentação e as práticas socioculturais, potencializando a socioagrobiodiversidade. Em duas Comunidades localizadas no estado de Goiás identificamos seis famílias guardiãs de variedades e, por meio da observação participante e de entrevistas, constatamos que, no total, são cultivadas 146 variedades de plantas e criadas três espécies de animais crioulos - diversidade considerada elevada. O manejo está associado a práticas agroecológicas e/ou orgânicas e o uso das variedades favorece o modo de vida camponês nas Comunidades.
Palavras-chave: variedades crioulas, socioagrobiodiversidade, campesinato, agroecologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).