Proposta de ampliação do corredor ecológico da quarta colônia na bacia hidrográfica do alto Jacuí/RS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v13i1.53228Resumo
O objetivo geral da pesquisa é analisar os fragmentos de vegetação da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (BHAJ) visando a ampliação do Corredor Ecológico da Quarta Colônia. Assim, têm-se como objetivos específicos: identificar a área do Corredor Ecológico da Quarta Colônia na BHAJ; delimitar e mapear os fragmentos de vegetação presentes na BHAJ; realizar a sobreposição dos dados obtidos no mapeamento dos fragmentos de vegetação da BHAJ com os limites do Corredor Ecológico da Quarta Colônia; propor, através dos princípios da Ecologia da Paisagem e Geoecologia, a ampliação da área do Corredor Ecológico da Quarta Colônia através
da incorporação de novos fragmentos de vegetação do Bioma Mata Atlântica presentes na BHAJ. Portanto, realizaram-se pesquisas bibliográficas, mapeamentos temáticos e trabalhos de campo. Entre os resultados destaca-se: a identificação de 14 áreas para incorporar e ampliar o Corredor Ecológico da Quarta Colônia (zona núcleo) que dão continuidade a fragmentos de vegetação do Bioma Mata Atlântica, que já foram definidos como zona núcleo da Reserva da Biofera Mata Atlântica.
Palavras-Chave: Fragmentos de Vegetação; Bioma Mata Atlântica; Reserva da
Biosfera Mata Atlântica; Serviços Ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).