Classificação de Unidades Ambientais na Paisagem da Bacia Hidrográfica do Rio Sanabani (BHS), em Silves-Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v14i3.51495Resumo
A presente pesquisa buscou definir unidades ambientais na bacia do rio Sanabani, em Silves Amazonas, tendo o solo como elemento homogeneizador da unidade. Os procedimentos metodológicos utilizados passaram por três fases: 1) gabinete - que consistiu no levantamento teórico e sistematização dos dados obtidos; 2) campo - para obtenção de amostras de solo e quantificação da vegetação e; 3) laboratório - análise química e física das amostras coletadas. Ao final dos procedimentos metodológicos elaboraram-se cartas-imagens espacializando as unidades ambientais e nivelando-as quanto aos graus de sustentabilidade (ambiente sustentável, ambiente médio e ambiente insustentável). A bacia hidrografia Sanabani encontra-se "cortada" pelas rodovias AM-330 e AM-363. No entorno dessas, verifica-se solo desprotegido, movimentos de massa e 22 voçorocas. No geral, identificaram-se dois tipos de solo, o Latossolo Amarelo e o Espodossolo. A bacia hidrográfica Sanabani encontra-se em três níveis de sustentabilidade, que são: ambiente sustentável, ambiente médio e ambiente insustentável.
Palavras-chave: Unidades Ambientais – Amazônia – Sanabani – Sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).