A força da cultura local: a manutenção da produção de guisados frente a expansão da cana-de-açúcar em Miai de Baixo-Coruripe/AL - DOI 10.5216/ag.v6i3.4962
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i3.4962Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a resistência da produção cultural de grupos familiares frente a expansão do cultivo da cana-de-açúcar a partir da produção de guisados no povoado Miai de Baixo, no Município de Coruripe/AL. A metodologia constitui-se de atividades de campo, com a realização de entrevistas e conversas informais com os referidos grupos, registro fotográfico e revisão bibliográfica sobre a temática. A base deste trabalho está fundamentada no conceito de identidade cultural, enveredando pela geografia cultural. Como resultados, observamos a resistência dos traços culturais dessas famílias que se identificam com seus modos de vida, sua produção e reprodução a partir do saber-fazer. Também é feito uma análise das consequências que a perda das terras causaram à comunidade que as utilizavam como meio de produção. A luta para superar as adversidades oriundas da falta de terras constituiu-se em um desafio incomensurável, que foi superado com a produção dos guisados, ícone da identidade cultural desse povo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).