Os lugares da tradição e da inovação na culinária regional - DOI 10.5216/ag.v6i3.21064
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i3.21064Resumo
Nas últimas décadas, as pesquisas sobre culinárias regionais vêm ganhando importância, como resultado da valorização dos regionalismos. Este artigo tem como foco a culinária do Estado de Minas Gerais e tem por objetivo descrever - a partir da revisão bibliográfica - os papéis da tradição e da inovação na culinária regional, entendida como uma forma de manifestação de identidade. Neste artigo adota-se uma abordagem inclusiva da culinária regional, compreendida como uma comida com história, com raízes no passado, mas que também inclui elementos contemporâneos. A conclusão é que muitas mudanças socioeconômicas e culturais interferem diretamente nas práticas alimentares e ameaçam a culinária regional, mas paradoxalmente também terminam por valorizar os momentos cada vez mais raros de comensalidade, a culinária típica e os sabores regionais nos olhos de turistas e comensais locais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-15
Como Citar
GIMENE, M. H. S. G.; MORAIS, L. P. de. Os lugares da tradição e da inovação na culinária regional - DOI 10.5216/ag.v6i3.21064. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 3, p. 148–162, 2012. DOI: 10.5216/ag.v6i3.21064. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/21064. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).