Memória Xakriabá: migrações e mudanças alimentares - DOI 10.5216/ag.v6i3.20518

Autores

  • Rodrigo Martins dos Santos Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília
  • Santo Caetano Barbosa Aldeia Xakriabá, Morro Vermelho

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v6i3.20518

Resumo

Apresentamos elementos da alimentação da etnia Xakriabá a partir de relatos orais de seus anciões de aldeias, no município de São João das Missões, Minas Gerais. A pesquisa visou responder às seguintes questões: Quais eram os alimentos (ingredientes e pratos) que existiam no passado e que, atualmente, não fazem mais parte da alimentação do povo Xakriabá? Quais fatores contribuíram para essa transformação alimentar? Utilizamos a técnica da história de vida, por meio de registro de entrevistas com questões abertas. Ferramentas de representação geográfica foram utilizadas na análise espaço-temporal, no entanto, grande parte dos dados registrados e apresentados são de caráter etnográfico, demonstrando uma transdisciplinaridade presente no estudo. A conclusão é de que muitas espécies nativas, utilizadas na alimentação dos antigos indígenas dessa etnia, desapareceram das roças de seus descendentes, bem como, grande parte dos pratos da culinária tradicional. Os motivos foram: o abandono de áreas tradicionais, devido à pressão do avanço da frente colonial-pecuarista dos luso-brasileiros sobre o território tradicional Xakriabá, e, mais recentemente, a chegada de alimentos industrializados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Martins dos Santos, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília

Bacharel em geografia pela Universidade de São Paulo (2003), Especialista em geotecnologias aplicadas ao planejamento e gestão ambiental pelo Centro Universitário SENAC (2007) e Mestrando em desenvolvimento sustentável com ênfase em povos e terras indígenas pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2012-11-14

Como Citar

SANTOS, R. M. dos; BARBOSA, S. C. Memória Xakriabá: migrações e mudanças alimentares - DOI 10.5216/ag.v6i3.20518. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 3, p. 72–94, 2012. DOI: 10.5216/ag.v6i3.20518. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/20518. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos