Concentração de riqueza no espaço e desigualdade social – O caso de Brasília - DOI 10.5216/ag.v6i2.19842
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i2.19842Resumo
A desigualdade social é uma realidade cotidiana de grande disparidade no Brasil. Partindo do foco de que uma grande parcela da riqueza se concentra socialmente, o presente trabalho procura compreender a formação geográfica da concentração de riqueza no espaço, utilizando-se a escala urbana no estudo de caso da cidade de Brasília. Por meio de análises política e econômica, e da abordagem geográfica, examina-se possíveis causas e consequências; em que uma minoria proprietária de grande capital e os grupos profissionais burocráticos, apoiados juridicamente, formam espaços estratificados. A ação desses grupos, utilizando-se do mercado imobiliário, seleciona as áreas de maiores amenidades, gerando zonas que tendem a serem locais de perpetuação da condição vigente. Brasília, planejada para ser uma cidade modelo e democrática, tornou-se por final um reflexo da realidade social brasileira.
Palavras-chave: estratificação social; capitalismo; valor do terreno; Brasília.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).