Considerações sobre o turismo religioso católico e o perfil dos seus participantes em dois espaços no estado de Sergipe/Brasil - DOI 10.5216/ag.v6i1.18761
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v6i1.18761Resumo
Partindo do recorte dos dois maiores centros festivos de romaria no estado pelo número de partícipes: São Cristóvão e Divina Pastora. O presente artigo visa mostrar o que foiconstatado sobre os aspectos do turismo religioso em Sergipe. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com o aporte teórico sobre turismo e turismo religioso, religiosidade popular, identidade, cultura, espaço, sagrado e profano, festa e procissão, embasada pela pesquisa de campo. Com o estudo ficou constatado que, o perfil na demanda de pessoas que se deslocam para essas duas localidades, é caracterizado muito mais pela dor/sofrimento, no pedido ou agradecimento por uma graça/cura, do que pelo prazer em viajar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-05-31
Como Citar
ARAGÃO, I. R.; DE MACEDO, J. R. Considerações sobre o turismo religioso católico e o perfil dos seus participantes em dois espaços no estado de Sergipe/Brasil - DOI 10.5216/ag.v6i1.18761. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 51–71, 2012. DOI: 10.5216/ag.v6i1.18761. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/18761. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).