Para além da cidade: entre fragmentações e permeabilidades, os desafios do planejamento e da gestão urbana no espaço metropolitano de Belém - DOI 10.5216/ag.v4i12.12779

Autores

  • Saint-Clair Cordeiro da Trindade Junior. UFPA
  • Tiago Veloso dos Santos UFPA

Resumo

A realidade metropolitana emerge como complexa e dinâmica no cenário nacional. Ao mesmo tempo em que é fenômeno relativamente recente, apresenta problemas estruturais antigos da urbanização brasileira, considerando-se que atualmente, a urbanização brasileira tem em grande parte nas suas metrópoles os principais focos de sua concretização. Na presente discussão, considera-se a natureza do espaço metropolitano e seu caráter complexo na realidade brasileira em geral, e, em particular a Região Metropolitana de Belém. Assim, analisa-se a produção social do espaço metropolitano de Belém, destacando a formação sócio-espacial metropolitana, sua dinâmica interna e tendências atuais, bem como as práticas de planejamento e à gestão urbana face ao processo de metropolização em curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-25

Como Citar

DA TRINDADE JUNIOR., S.-C. C.; DOS SANTOS, T. V. Para além da cidade: entre fragmentações e permeabilidades, os desafios do planejamento e da gestão urbana no espaço metropolitano de Belém - DOI 10.5216/ag.v4i12.12779. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 4, p. 20–50, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/16664. Acesso em: 27 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos