Raça, etnia e negritude: aportes teórico-conceituais para debates etnogeográficos - DOI 10.5216/ag.v4i11.1195
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v4i3.16639Resumo
O presente ensaio problematiza os significados atribuídos aos conceitos de raça, etnia e negritude pela literatura científica e pelos sistemas culturais de senso comum. A argumentação que sustenta o debate se assenta em três principais objetivos, a saber: identificar os processos que construíram raça como conceito teórico e como categoria da diferença instauradora da realidade social; analisar os alcances e as limitações do conceito de etnia; discutir as políticas culturais envolvidas na elaboração do conceito de negritude. Por fim, o ensaio problematiza as possibilidades de utilização dos conceitos de raça, etnia e negritude nos debates de caráter etnogeográfico e na construção de geografias antiessencialistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).