A Dança e o Sagrado
a teoria de Mirce Eliade e a religiosidade na dança
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v8i2.73376Resumo
O presente artigo trata dos aparatos conceituais de um autor clássico e pioneiro nos estudos da religião: Mircea Eliade. O objetivo é, por meio da metodologia de revisão bibliográfica, pensar as suas contribuições enquanto uma ferramenta analítica capaz de pensar a relação que muitos indivíduos, grupos ou culturas fazem entre os seus sentimentos espirituais, as suas crenças religiosas e a dança. Eu começo descrevendo o contexto de origem sua teoria, levando em conta certos aspectos históricos de sua trajetória intelectual. Depois, na segunda parte, discuto as suas aplicações para a interpretação de contextos sociais onde a dança de relaciona com a religiosidade. Na terceira parte, eu proponho uma compreensão mais ampliada do uso desta teoria. E, por último, a última sessão discute várias críticas que já foram efetuadas a este modelo teórico, evidenciando os limites da sua estrutura epistemológica e ontológica.
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