O erê dos 25 anos do Bando de Teatro Olodum

Autori

  • Regia Mabel Freitas Universidade Federal da Bahia, (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, mabel_freitas@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.69907

Abstract

Este artigo objetivou descrever o espetáculo “Erê” (2015), do Bando de Teatro Olodum, que comemorou as Bodas de Prata (25 anos) deste grupo que promove Teatro Negro desde 1990 em Salvador, na Bahia. No que tange à metodologia, utilizou-se o percursoexploratório-descritivo, a natureza qualitativae para a coleta de dadosoptou-se pela revisão bibliográfica, em geral,negrorreferenciadas,bem como a análise documental do texto dramatúrgico. Os resultados apontaram que essa insurreição cênica, que discute genocídio de jovens pretos, relações familiares, violência nacional, segurança pública, maioridade penal, lei 10.639/03e racismo na mídia, é um grito de intimação com pungentes intenções político-ideológicas defomentar uma luta antigenocida em prol dos direitos civis, políticos e sociais de jovens pretos.

Palavras-chave: Bando de Teatro Olodum; espetáculo Erê; genocídio de jovens pretos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Regia Mabel Freitas, Universidade Federal da Bahia, (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, mabel_freitas@hotmail.com

Mulher Preta Feminista Antirracista. Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA – Universidade Federal da Bahia). Formadora Pedagógica decolonial. Pesquisadora, Palestrante e Organizadora de eventos, livros e periódicos acerca de epistemes negrorreferenciadas (Relações Raciais, com ênfase em Educação Antirracista, atuando em temas como Artes Negras, Culturas Africana e Afro-brasileira, Decolonialidade, Direito Antidiscriminatório e Feminismo Negro) numa perspectiva interseccional, enucleando à raça as avenidas identitárias classe, crença, gênero, geração e orientação sexual. Coordenadora do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Relações Raciais (NUMPERR). Membra do Núcleo de Pesquisas Afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora – ALDEIA (UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia). E-mail: mabel_freitas@hotmail.com.

Pubblicato

2022-03-25

Come citare

FREITAS, R. M. O erê dos 25 anos do Bando de Teatro Olodum. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 152–195, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.69907. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/69907. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático