“GOSTO DE FLOR”

Dramaturgia de Imagens e Mitologia Pessoal no Jogo da Construção Poética

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.59894

Abstract

O presente artigo busca analisar a construção dramatúrgica do espetáculo “Gosto de Flor” do Arkhétypos Grupo de Teatro, trazendo para o foco da discussão o conceito de mitologia pessoal e o trabalho de composição a partir de imagens. O referido trabalho foi concebido com base no jogo da construção poética, metodologia desenvolvida pela diretora, bailarina e pesquisadora Lara Rodrigues Machado e teve como ponto de partida uma investigação sobre o amor na perspectiva do universo masculino.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Artes Cênicas, começou a estudar teatro em 1994 no Núcleo de Artes Cênicas do SESI de Rio Claro/SP. Fez Mestrado e Doutorado na área de Artes/Teatro e atualmente desenvolve uma pesquisa acerca dos princípios ritualísticos da cena. É professor e coordenador do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua também no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e coordena Projetos de Extensão e Pesquisa na UFRN. Trabalha ativamente na área de Teatro estabelecendo um diálogo constante entre as práticas artísticas da academia e o cenário teatral contemporâneo; dirigiu mais de trinta trabalhos. Tem promovido debates e palestras a respeito da arte teatral e dos saberes populares, incentivando a formação de Grupos de Pesquisa dentro e fora da Universidade. Desenvolve ainda atividades artísticas na área de interpretação, direção, preparação corporal de atores e pedagogia teatral. Em 2006 foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), em 2008 foi vencedor do Mapa Cultural Paulista, em 2009 ganhou o FUNARTE de Teatro de Rua e em 2012 ganhou juntamente com o Grupo Arkhétypos, o Prêmio de Teatro Myriam Muniz – FUNARTE Categoria Montagem. Tem atuado continuamente em parceria com grupos de teatro e pesquisadores do Brasil e do exterior.

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, Allan Phyllipe Gomes Cassemiro de. Entre a dor e o amor: a excitação do corpo sensível, as memórias e os afetos nos processos de criação cênica. Natal, RN: [s.n.], 2017. Dissertação de mestrado, UFRN.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: DIFEL, 1998.
FEINSTEIN, David & KRIPPNER Stanley. Mitologia Pessoal: a psicologia evolutiva do self. São Paulo: Cultrix, 1992.
HADERCHPEK, Robson Carlos (org). Arkhétypos Grupo de Teatro: Encontros e Atravessamentos. Natal: Fortunella Editrice, 2017.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2012.
MACHADO, Lara Rodrigues. Danças no Jogo da Construção Poética. Natal: Jovens Escribas, 2017.
MACHADO, Lara Rodrigues. O Jogo da Construção Poética: Processo Criativo em Dança. Campinas, SP: [s.n.], 2008. Tese de doutorado, UNICAMP.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: Uma Configuração Estética Afro-Brasileira. In Revista Repertório Teatro & Dança nº 24, p.79-85. Salvador: PPGAC/UFBA, 2015.

Pubblicato

2020-07-25

Come citare

HADERCHPEK, R. C. “GOSTO DE FLOR”: Dramaturgia de Imagens e Mitologia Pessoal no Jogo da Construção Poética. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i1.59894. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/59894. Acesso em: 17 lug. 2024.