PROCESSO ÂNIMA: A IMAGINAÇÃO MATERIAL E A DESCOBERTA DA ANCESTRALIDADE

Autori

  • Robson Carlos Haderchpek Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN
  • José Ricardo Roberto da Silva UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.50251

Parole chiave:

Arquétipos, Teatro-Ritual, Imaginação Material, Ancestralidade, Dramaturgia dos Encontros.

Abstract

Este artigo é resultado da Pesquisa de Iniciação Cientifica “A Imaginação Material e a Poética dos Elementos” realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com financiamento do PIBIC-CNPQ. A pesquisa que tomou como referência o Processo Ânima do Arkhétypos Grupo de Teatro colocou o discente pesquisador em contato com as suas raízes ancestrais indígenas e permitiu que este re-significasse o processo de criação a partir de imagens arquetípicas. O grupo trabalha numa perspectiva laboratorial (GROTOWSKI, 2011), inspirada no treinamento psicofísico do ator e na “dramaturgia dos encontros” (HARDERCHPEK, 2015). A pesquisa de caráter prático-reflexivo colocou o ator-pesquisador como participante criador da cena e da dramaturgia e permitiu que este entrasse em contato com sua ancestralidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Artes Cênicas, começou a estudar teatro em 1994 no Núcleo de Artes Cênicas do SESI de Rio Claro/SP. Fez Mestrado e Doutorado na área de Artes/Teatro e atualmente desenvolve uma pesquisa acerca dos princípios ritualísticos da cena. É professor e coordenador do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua também no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e coordena Projetos de Extensão e Pesquisa na UFRN. Trabalha ativamente na área de Teatro estabelecendo um diálogo constante entre as práticas artísticas da academia e o cenário teatral contemporâneo; dirigiu mais de trinta trabalhos. Tem promovido debates e palestras a respeito da arte teatral e dos saberes populares, incentivando a formação de Grupos de Pesquisa dentro e fora da Universidade. Desenvolve ainda atividades artísticas na área de interpretação, direção, preparação corporal de atores e pedagogia teatral. Em 2006 foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), em 2008 foi vencedor do Mapa Cultural Paulista, em 2009 ganhou o FUNARTE de Teatro de Rua e em 2012 ganhou juntamente com o Grupo Arkhétypos, o Prêmio de Teatro Myriam Muniz – FUNARTE Categoria Montagem. Tem atuado continuamente em parceria com grupos de teatro e pesquisadores do Brasil e do exterior.

José Ricardo Roberto da Silva, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ator, pesquisador, discente no Curso de Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), artista-brincante de rua. Atualmente é membro do Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN) e desenvolve a pesquisa de Iniciação Científica "A Imaginação Material e a Ancestralidade" (PIBIC/CNPq). Tem experiência na área de artes, com ênfase em interpretação teatral, teatro de rua, encenação e preparação corporal.

Riferimenti bibliografici

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo, Martins Fontes, 2013.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo, Martins Fontes, 2009.

BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral. São. Paulo: É Realizações, 2012.

BRONDANI, Joice Aglae. (org.) Grotowski: estados alterados de consciência: teatro, máscara, ritual. São Paulo: Giostri, 2015.

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

FEINSTEIN, David & KRIPPNER Stanley. Mitologia Pessoal: a psicologia evolutiva do self. São Paulo: Cultrix, 1992.

GROTOWSKI, Jerzy. Por um teatro pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Editora Dulcina, 2011.

GROTOWSKI, Jerzy; POLASTRELLI, Carla; FLASZEN, Ludwik. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: FondazionePontedera Teatro, Editora Perspectiva, 2007.

HADERCHPEK, Robson Carlos. “A Poética dos Elementos e a Imaginação Material nos Processos de Criação do Ator: Diálogos Latino-Americanos”. In: Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais. Uberlândia (MG) UFU, 2017. p. 2645-2664.

HADERCHPEK, Robson Carlos. “A Dramaturgia dos Encontros e o Jogo Ritual: Revoada e A Conferência dos Pássaros”. In: Revista Encontro Teatro nº3. Goiânia: Gráfica PUC Goiás, 2016. p. 33-53.

HADERCHPEK, Robson Carlos. “O Ator, o Corpo Quântico e o Inconsciente Coletivo”. In: Revista Moringa - Artes do Espetáculo. João Pessoa: UFPB Departamento de Artes Cênicas, 2015. p. 119-135.

HADERCHPEK, Robson Carlos. The Art of Encounter: The Conference of the Birds in Vienna. Viena/Áustria: Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, 2015. Relatório da Pesquisa de Pós-Doutorado.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2014.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino do Teatro. Campinas, SP: Papirus, 2001.

LOPES, Joana. Pega Teatro. Campinas, SP: Papirus, 1989.

MARIZ, Adriana Dantas de. A Ostra e a Pérola: Uma visão antropológica do Corpo no teatro de Pesquisa. São Paulo: Perspectiva S.A, 2008.

OLSEN, Mark. As máscaras mutáveis do Buda Dourado: ensaios sobre a dimensão espiritual na interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2004.

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: Teatro e Ritual. São Paulo: Ed. Annablume; Fapesp, 2004.

SANTOS. Inaicyra Falcão dos. “Corpo e Ancestralidade: Uma Configuração Estética Afro-Brasileira”. In Revista Repertório Teatro & Dança nº 24. Salvador: PPGAC/UFBA, 2015. p.79-85.

SANTOS. Inaicyra Falcão dos. “Dança e Pluralidade Cultural: Corpo e Ancestralidade”. In Revista Múltiplas Leituras, v. 2 nº 1. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2009. p.31-38

TURNER, Victor W. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Tradução Nancy Campi de Castro. Petrópolis: Vozes, 1974.

KOPENAWA, Davi, ALBERT, Bruce, A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Tradução Beatriz Perrone-Moisés; prefácio de Eduardo Viveiros de Castro 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Pubblicato

2018-07-31

Come citare

HADERCHPEK, R. C.; DA SILVA, J. R. R. PROCESSO ÂNIMA: A IMAGINAÇÃO MATERIAL E A DESCOBERTA DA ANCESTRALIDADE. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 1, p. 042–070, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i1.50251. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/50251. Acesso em: 21 nov. 2024.