O BUFÃO: A COMÉDIA, A CENA E O JOGO

Autori

  • Joice Aglae Brondani Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.49813

Parole chiave:

Bufão, Máscara, Jogo, Carnaval, Alegoria

Abstract

O texto procura fazer um a reflexão sobre as linguagens que constituem o discurso verbal, gestual, físico e imagético da máscara do Bufão, tendo como referência os escritos de Cleise Mendes sobre a catarse cômica e a comédia satírica, o jogo de cena trazido por Sergé Martin e a experiência de técnica e cena adquiridas ao longo de um percurso. 

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Biografia autore

Joice Aglae Brondani, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutoranda PPGAC-UFBA (CAPES, 2017-...) Pesquisa Encontro de Mitologias: Máscaras da Commedia dell'Arte, Orixás, Entidades e Encantados. Pós-doutora UNITO-ITA (CAPES, 2015-2016), pesquisa: Máscaras Femininas da Commedia dellarte e arquétipos de Iansã e Pombogiras. Pós doutorado PRODOC-CAPES (2011-2014) pesquisa: Comicidade e Criação no PPGAC-UFU-MG. Professora colaboradora da Graduação em Teatro e da Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2011-2014). Doutorado pelo PPGAC/UFBA (2010) e se desenvolveu na área de Bufão, Commedia dellarte e Cultura Popular Brasileira, com intercâmbio com a Universitá di Roma Tre e Scuola Sperimentale dellAttore. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2006), com intercâmbio na Université Paris X, cuja pesquisa enfocou os processos de clown e encenação, envolvendo teatro do absurdo e o método da análise ativa de Stanislavski. Possui graduação em Bacharelado em Artes Cênicas - Direção Teatral (2001) e Licenciatura em Educação Artística Habilitação em Artes Cênicas (2000), todas as duas realizadas na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, paralelo ao trabalho na academia, fundou os grupos de pesquisa e criação teatral, Cia Buffa de Teatro - SSA/BRA (1998-...) e Bottega Buffa CircoVacanti - TN/ITA (2010 a 2014). É colaboradora do La Nef Aillé - FRA. Tem experiência na área de Artes, Direção Teatral, Preparação de ator e Interpretação, atuando principalmente nos temas: teatro, clown, bufão, commedia dellarte (Máscaras), cultura popular, estados alterados de consciência e processos criativos.

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Pubblicato

2017-12-30

Come citare

BRONDANI, J. A. O BUFÃO: A COMÉDIA, A CENA E O JOGO. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 2, p. 041–058, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i2.49813. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/49813. Acesso em: 23 nov. 2024.