Jogando com o Cômico: Relato, Experiência e Caminhos de uma Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43518Parole chiave:
Jogo, cômico, experiência, metodologia, pesquisa.Abstract
O cômico tem sido motivo de debates e composições de distintas teorias no campo das Artes Cênicas, seja como gênero teatral, fenômeno social ou filosofia pedagógica, estética e cultural. Assim, por meio da experiência que teve na Escola do Ator Cômico, em Curitiba, Paraná, o autor busca tratar e delinear, nesta escrita, não apenas as suas formulações, como ainda as suas relações com o jogo, elemento que pode contribuir vigorosamente na manifestação cênica do cômico, considerando o contexto e a abordagem artístico-pedagógica planejada metodologicamente para tal finalidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, p. 20-28. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>.
CABRAL, Beatriz. Pedagogia do teatro e teatro como pedagogia. Anais da IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte/MG, 2007. Disponível em: <http://portalabrace.org/memoria/>. Acessado em: 26 set. 2011.
FO, Dario. Manual mínimo do ator. Franca Rame (org.). Tradução Lucas Baldovino, Carlos David Szlak. 3. ed. São Paulo: Senac, 2004.
FRANCO, Elison Oliveira. Por uma pedagogia teatral cômica: Kkkk ? kkkK. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2014.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg, Maria Lúcia Pereira, Rachel Fuser, Eudynir Fraga e Nanci Fernandes. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
PLÁ, Daniel Reis. Régua, compasso e cinzel: o exercício enquanto ferramenta e instrumento criativo do ator. In: VII Congresso da ABRACE: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/etnocenologia>.
SCHEFFLER, Ismael. A formação do ator na escola do ator cômico. Revista Cena. nº 8, 2010, p. 30-66. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/cena/article/view/15685/10913>. Acessado em: 03 out. 2011.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. Tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, [1963], 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.