Visualidades da cena e a criação da imagem na encenação
Pessoas Editoras Convidadas:
Dra. Kárita Garcia Soares (EFG em Artes Basileu França)
Dr. Allan Lourenço da Silva (EFG em Artes Basileu França)
O dossiê temático “Visualidades da cena e a criação da imagem na encenação" tem como objetivo tematizar a criação da imagem e a visualidade da cena nas Artes da Cena e na Produção Cênica nas respectivas linguagens: circo, teatro, dança e música.
A imagem da encenação é um dos elementos centrais no processo de criação de um produto cênico para estruturar a visualidade da cena na dança, no circo, na música, no teatro e no audiovisual.
Como questionou Jacques Dumont (2012) indagamos: “O que é uma imagem? O que olha a imagem? Qual é o espectador que ela supõe? Qual o dispositivo que rege a relação do espectador com a imagem? Como a imagem representa o mundo real? Como ela produz significações?”
A partir desses e de outros muitos questionamentos sobre construção da imagem, suas particularidades e especificidades – miméticas, concretas, simbólicas, metafóricas e subjetivas -, é que o dossiê procura para debater as significações da imagem, bem como meios, métodos e processos criativos para a construção da sua significação, nos diversos campos de atuação do Produtor Cênico e profissionais de áreas afins.
Compreendedo que a encenação é feita na interação de vários elementos da teatralidade moderna tais quais: Iluminação, cenografia, figurino, adereços, maquiagem, sonoplastia, dentre outros. Estes fatores se constituem como fundamentais tanto na encenação moderna quanto contemporânea para a criação da imagem e a visualidade da cena, principalmente ao percebermos que ela não se configura como subalterna do texto centrismo.
Desde a modernidade, com encenadores como Edward Gordon Craig (1872-1966), Vsevolod Malevitch Malevitch (1874-1940), Constantin Stanislavski (1863-1938), aos contemporâneos como Robert Edmund Wilson – Bob Wilson (1941-), Antunes Filho, (1929-2019) e Es Devlin (1971-), por exemplo, a encenação vem se configurando cada vez mais em um processo interdisciplinar para se pensar a visualidade da cena na e para a criação da imagem da encenação.
Ao perceber essa relação interdisciplinar para a criação da visualidade da cena é que procuramos realizar o dossiê temático interessado tanto em estudos teóricos como práticos. Portanto, convidamos pesquisadores e profissionais da cena para enviarem suas pesquisas sobre a criação da imagem e a visualidade da cena nas Artes da Cena e na Produção Cênica.
Prazo para submissões: 31/01/2026
