Triologia da fuga

utopia, memória e futuro nas dramaturgias de Jhonny Salaberg

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70140

Résumé

Neste artigo, faço uma análise narrativa, estética e discursiva da Trilogia da Fuga, conjunto de três textos (“Buraquinhos ou o vento é inimigo do picumã”, “Mato Cheio” e “Parto Pavilhão”) do dramaturgo paulistano Jhonny Salaberg. Na Trilogia da Fuga, o autor nos conduz por histórias que trazem personagens negras como centro da cena, retratando poética e politicamente temáticas como o racismo, a violência policial, as desigualdades sociais, o encarceramento em massa, a violência de gênero, o processo sócio-histórico da escravização e suas permanências no presente, bem como as possibilidades de futuro e utopia na busca pela liberdade e mudanças efetivas. Para tanto, estabeleço diálogos entrecruzados com Leda Maria Martins (1995), Eduardo Duarte (2010), Achille Mbembe (2018) e Frantz Fanon (2020), partindo dos conceitos de memória, violência, racismo e necropolítica, percebendo como os textos dramatúrgicos supracitados articulam através da escrita e da composição de imagens tais problemáticas nos mais diferentes contextos e situações dramáticas, recontando histórias e ressignificando dessa forma as (re)existências negras no teatro brasileiro.

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Biographie de l'auteur-e

Carlos Alberto Mendonça Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, carloscanarim1@gmail.com

Dramaturgo, ator e professor. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Mestrando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Graduado em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

E-mail: carloscanarim1@gmail.com

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Publié-e

2022-03-25

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MENDONÇA FILHO, C. A. Triologia da fuga: utopia, memória e futuro nas dramaturgias de Jhonny Salaberg. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 249–282, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70140. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70140. Acesso em: 21 nov. 2024.

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