VÔOS E SOBREVÔOS WAJANGA – EM BUSCA DE MUNDOS POSSÍVEIS NA LUZ M?BÊNGÔKRE-KAYAPÓ.
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.52211Mots-clés :
M?bêngôkre-Kayapó, Artes da Cena, Registros.Résumé
Cada cosmovisão indígena possui uma perspectiva de ver o mundo na constituição das corporeidades envolvidas no contexto compartilhado por seus membros. A etnia M?bêngôkre-Kayapó será a luz para pensar como o corpo se constitui em seus afetos e desafetos na contemporaneidade levando em consideração a recombinação da tradição indígena na aproximação de atores ilícitos que interferem na destruição da floresta e na modificação dos comportamentos tradicionais indígenas localizados no sul do Estado do Pará. Serão voos e sobrevoos para fins de atividade artística no processo interrupto de uma pesquisa que envolve minhas identificações ancestrais com este povo. Os resultados são pensamentos para criação de experimentos artístico-político em processo relacional.
Téléchargements
Références
BIÃO, Armindo. Etnocenologia e a Cena Baiana: textos reunidos. Bahia : P&G Grafica e Editora, 2009.
CABRAL, Rafael Ribeiro. Teia de Pykatôti: um estudo da corpografia m?bêngôkré do Rio Fresco na Amazônia Brasileira. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Pará, 2015.
CABRAL, Rafael Ribeiro. Amerindios Mex: Um estudo do treinamento corporal a partir dos grafismos de animais sagrados para etnia M?bêngôkré da aldeia de Apexty. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Universidade Federal do Pará, 2013.
CANCLINE, Nestor. Culturas hibridas. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
CARLSON, Marvin. Performance: Uma Introdução Crítica. Belo Horizonte: Humanitas, 2013.
CUNHA, Manuela. História dos índios no Brasil. Org. São Paulo, SP: Companhia das letras – Secretária Municipal de Cultura – FAPESPA, 1992.
DAWSEY, John C.; MULLER, Regina; HIKIJI, Rose; MONTEIRO, Mariana. (Org). Antropologia e performance: ensaios NAPEDRA. São Paulo: Terceiro Nome, 2013.
DONISSETE, Luis, Aracy Lopes. Org. A Temática Indigenista na Escola. Brasília: MEC, 1995.
HAMU, Denise, Org. Ciência Kayapo: alternativa contra a destruição. Belém, Museu Paraense Emílio Goeldi, 1992.
LE BRETON, David. Sociologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LIGIÉRO, Zeca. Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
RIBEIRO, Darcy. Índios e a Civilização. 3.ed. São Paulo: Vozes, 1979.
TURNER, Terence. Os Mebengokre Kayapó: história e mudança social. In: CUNHA, Manuela. (Org) História dos índios do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Secretaria Municipal de Cultura/FAPESPA, 1992.
TURNER, Terence. O Processo Ritual: Estrutura e Anti-Estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.
VIDAL, Luz. Grafismos Indígenas: estudos de antropologia estética. São Paulo: Edusp, 1992.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.