OUTRO CARNAVAL: FESTA E PERFORMATIVIDADE EM PROTESTOS DO BRASIL PÓS-TEMER
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.49376Mots-clés :
Performance, política, artivismoRésumé
O presente artigo pretende olhar para as manifestações políticas realizadas pela população no Brasil pós-Temer, analisadas pelo viés da teoria da performance e da filosofia. Para tanto, utilizaremos conceitos chaves, como “ação para revolução”, “carnavalização”, “multidão” e “frivolidade tática”, retirados do pensamento de autores como Richard Schechner, Michael Bakhtin, Antônio Negri, Michael Hardt, Graeme Chesters e Ian Welsh, entre outros.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Michael. A Cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, Michael. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CANCLINI, García Néstor. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: Edusp, 1998.
CASTELLS, Manuel. Redes de Indignação e Esperança: Movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar. 2013.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, v.1. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
CHAIA, Miguel (org.). Arte e política. Rio de Janeiro: Azougue, 2007.
CHAIA, Miguel (org.). Artivismo – Política e Arte Hoje. Revista Aurora, 1. São Paulo: PUC-SP, 2007, p. 9 a 12.
CHAIA, Vera e CHAIA, Miguel (orgs.). Mídia e política, Escritos. NEAMP, Estudos pós-graduados em ciências sociais, São Paulo: PUCSP, 2012.
CHESTERS, Graeme and WELSH, Ian. Complexity and Social Movements: Protest at the Edge of Chaos. London; New York: Routledge, 2006.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. 6ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Paris, 1967. Electronic version: http:// www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf accessed in 08/08/2017.
HARDT, Michael e NEGRI, Antônio. Multidão: Guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2004.
RICCI, Rudá e ARLEY, Patrick. Na Rua. Belo Horizonte: Letramento, 2014.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: a critical introduction. London: Routledge, 2006.
SILVESTRI, Katia Vanessa Tarantini. Carnavalização como transgrediência da multidão. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2015/05/K%C3%A1tia-Silvestri.pdf, accesso em 08/08/2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.