CENA E SUBVERSÃO NO CARNAVAL: O MARACATU RURAL E A RECENTE PRESENÇA FEMININA NESSA EXPRESSÃO ARTÍSTICA.

Auteurs-es

  • Monique Luca Maritan Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.47743

Mots-clés :

Maracatu Rural, Cultura Popular, Feminismo

Résumé

Resumo

O presente artigo busca analisar os elementos que compõem a expressão artística popular do Maracatu Rural, majoritariamente presente no município de Nazaré da Mata – Pernambuco, tendo como principal ponto de análise o Coração Nazareno, grupo exclusivamente feminino. Além de constatar o caráter singular contido na presença feminina em uma manifestação tipicamente masculina, a investigação vem revelando que há uma grande carga de elementos cênicos nessa livre expressão popular, que lança mão, além de recursos teatrais básicos (personagens/ figuras, figurinos, máscaras, música e dança, entre outros), dos elementos conceituais que abarcam a ideia de performance, configurando assim uma expressão tradicional popular e carnavalesca que utiliza-se de um corpo cênico no momento do encontro com o público.

 

Palavras-chave: Maracatu Rural; Cultura Popular; Carnaval; Feminismo.

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Biographie de l'auteur-e

Monique Luca Maritan, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em História pela Unesp - Franca, formada em interpretação pela Escola Livre de Teatro, realiza atualmente o mestrado em Artes Cênicas no Departamento de Artes do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Atua na área de Cultura Popular.

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Publié-e

2017-12-30

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MARITAN, M. L. CENA E SUBVERSÃO NO CARNAVAL: O MARACATU RURAL E A RECENTE PRESENÇA FEMININA NESSA EXPRESSÃO ARTÍSTICA. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 2, p. 031–040, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i2.47743. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/47743. Acesso em: 17 juill. 2024.