A dramaturgia da commedia dell’arte na busca de um teatro contemporâneo
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43427Résumé
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de criação em teatro contemporâneo, tendo por base a dramaturgia da commedia dell'arte, representados por dois autores italianos, Flaminio Scala, Carlo Goldoni e um brasileiro, Ariano Suassuna, que empregaram alguns procedimentos criativos que aqui serão discutidos, tendo por foco, respectivamente, as peças Il finto marito (O marido fingido) de 1619, O servidor de dois patrões de 1746, e O casamento suspeitoso de 1961. Ao basear suas peças na cultura popular, e no fruto do trabalho da improvisação teatral realizada por grupos de atores, esses dramaturgos indicam caminhos para a criação de nova dramaturgia, que não se limitam apenas à gênese de texto via texto, incluindo também o trânsito entre cena e novo texto.
Palavras-chave: commedia dell'arte; dramaturgia; improvisação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.