Curraleira - un espectáculo afrogoiano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v10i1.77473

Resumen

Presente en los municipios de Alto Paraíso de Goiás, São João da Aliança, Colinas do Sul, Cavalcante, Monte Alegre, Teresina de Goiás, Nova Roma, Forte, Formosa, con menciones en el sur de Tocantins y el noroeste de Minas Gerais, la Curraleira es un espectáculo tradicional del nordeste de Goiás, de origen quilombola y protagonismo negro, practicado en folias y fiestas del catolicismo popular. A partir de una experiencia de campo en las ciudades de Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul y la comunidad quilombola de Engenho II, en el municipio de Cavalcante, este artículo aborda la Curraleira como espectáculo afrogoiano, que tiene lugar en la encrucijada entre el atraso del nordeste de Goiás y la fuerte influencia centroafricana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Briguiza, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil.

Possui graduação Artes Cênicas e Mestrado em Artes da Cena pela Universidade Federal de Goiás (2014).É compositora, cantora e instrumentista - Música independente desde 2011. Arte educadora do Projeto de Pesquisa e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis IPEARTES/SEDUC (2017 a 2022). Tem experiência e atuação na educação do campo integrando os projetos de extensão Terra Encantada e Berra Lobo FIC/UFG. Está cursando o mestrado de Artes da Cena na UFG 2021. Integra o Núcleo de Pesquisa e Investigações Cênica Coletivo 22 (NuPICC).

Renata de Lima Silva (Kabilaewatala), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil.

Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás, membro do Núcleo de Pesquisa e Investigações Cênica Coletivo 22 (NuPICC). Doutora pelo Programa de Pós- graduação em Artes da Unicamp. Realizou o Doutorado Sanduíche (Capes), na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa (Portugal). Também na Unicamp, defendeu a dissertação de mestrado Mandinga da Rua: a construção do corpo cênico em dança brasileira contemporânea (2004). Na mesma universidade, em 2001, concluiu a graduação em Dança (bacharelado e licenciatura). É capoeirista do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô e diretora artística do Núcleo Coletivo 22. É professora do Programa de Pós- graduação Interdisciplinar em Performances Culturais e do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, ambos da UFG. Em 2022, esteve à frente da Diretoria de Culturas e Artes da UFG. Em 2023, assumiu como professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênica da UnB.

Citas

BAUMAN, Richard. BRIGGS, Charles. Poética e Performance como perspectivas críticas sobre a linguagem e a vida social. Tradução Vânia Z. Cardoso. ILHA Revista de Antropologia, [S. l.], v. 8, n. 1,2, 2006.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. Ed. Trad. Viviane Ribeiro. Bauru: EDUSC, 2002.

CURRALEIRA Kalunga - Vão de Almas (GO). Imagens e edição de Davi Mello. Vão de Almas: 19 maio de 2020. Publicado pelo canal Pareia Comunicação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z4rbnrOSZuE&ab_channel=PareiaCom unica%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 27 jul. 2024.

FILHO, João Nunes Avelar. UMA VISÃO ECOLINGUÍSTICA DA FOLIA DA ROÇA DE FORMOSA (GO). 2015. Tese (Doutorado) — Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. Disponível em: content (ufg.br)

GUIA GEO. Brasil Mapa. Guia Geográfico: Mapas do Brasil e do Mundo, [S. l.], [20--]. Disponível em: <https://www.guiageo.com/brasil-mapa.htm>. Acesso em: 27 jul. 2023.

HEYWOOD, Linda M. Diáspora negra no Brasil. 2a. edição. São Paulo: Editora Contexto, 2019

LIGIÉRO, Zeca. BATUCAR-CANTAR-DANÇAR: desenho das perfomances africanas no Brasil. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2011.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (Orgs.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG 2002.

PARAHYBA, Luiz Henrique. Os desmandos no nordeste goiano sob os olhares do MP. Rádio web Quintal, João Pessoa, 24 jun. 2012. Disponível em: <https://radioquintalfm.com.br/2012/06/24/os-desmandos-no-nordeste- goiano-sob-os-olhares-do-mp-2/>. Acesso em: 27 jul. 2023.

ROSA, Eloísa Marques. SUÇA EM NATIVIDADE: Festa, batuque e ancestralidade. 2015. Dissertação (Mestrado interdisciplinar em Performances culturais) — Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

ROSA, Procópia dos Santos; SOUZA, Lourdes Fernandes de.

SANTOS, Joaquim Cunha. Folias e Curraleiras. Entrevista concedida a Paula Lopes de Paula Briguiza em formato presencial no dia 05/11/2022. Engenho II, Cavalcante, Goiás.

SCHECHNER, Richard. “O que é performance?”. In: SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduccion. 2a. ed. New York & London: Routledge, 2006. p. 28-51.

SILVA, Martiniano José. QUILOMBOS DO BRASIL CENTRAL: SÉCULOS XVIII E XIX (1719 - 1888). INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESCRAVIDÃO. Dissertação (Mestrado) — Instituto de Ciências e Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1998.

SILVA, Renata de Lima; FALCÃO, José Luiz Cirqueira. Performance negra e dramaturgias do corpo na Capoeira Angola. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: perfor- mance e memória cultural nas Américas. Belo. Horizonte: Editora UFMG, 2013.

VILELA, Ivan. O caipira e a viola brasileira. Academia, [S. l.], c2024. Disponível em: <https://www.academia.edu/7535135/O_Caipira_e_a_viola_Brasileira>. Acesso em: 27 jul. 2024.

VIOLAS brasileiras: circuito 2015/2016. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2015. 56 p. (Sonora Brasil). Disponível em: <https://www2.sesc.com.br/wps/wcm/connect/7bf89c6f-f7cd-4dc9-b2b6- 9f34ef8a8a80/catalogo+Sonora+Brasil_+Violas.pdf?MOD=AJPERES&CON VERT_TO=href&CACHEID=7bf89c6f-f7cd-4dc9-b2b6-9f34ef8a8a80>. Acesso em: 27 jul. 2024.

Publicado

2024-11-20

Cómo citar

BRIGUIZA, P.; (KABILAEWATALA), R. de L. S. Curraleira - un espectáculo afrogoiano. Arte de la Escena, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 357–383, 2024. DOI: 10.5216/ac.v10i1.77473. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/77473. Acesso em: 21 nov. 2024.