PENSARFAZER DANÇA DESDE UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA E DECOLONIAL

Autores

  • Raquel Purper Instituto Federal de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8949-8092
  • Olga Brigitte Oliva de Araújo Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.65655

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor pensarfazer processos de ensinoaprendizagem em dança desde uma perspectiva contemporânea decolonial. Foi possível identificar pontos de convergência entre estas perspectivas, já que ambas as correntes de pensamento compartilham pressupostos da concepção libertadora de educação, tais como dialogicidade, defesa da democracia, indissociabilidade entre teoria e prática; corpo mente; razão emoção; incentivo à autonomia dos educandos no seu processo de ensinoaprendizagem e respeito a pluralidade de ideias. A perspectiva decolonial de educação complementa a perspectiva contemporânea de ensino da dança ao fazer refletir sobre o eurocentrismo presente nos currículos dos cursos de dança, sobre a distribuição desigual de valor dada às produções de dança oriundas da Europa e EUA e às produções latino-americanas, especialmente as danças de matrizes afro-brasileiras e indígenas e ao defender uma educação intercultural. Nesse sentido, o pensarfazer processos de ensinoaprendizagem em dança desde uma perspectiva contemporânea e decolonial perpassa pela criação de um currículo de dança intercultural nos espaços formais de ensino, pelo incentivo à pesquisa de pedagogias decoloniais de dança e ao intercâmbio cultural entre as redes de dança latino-americanas.

Palavras-chave: dança; decolonial; ensinoaprendizagem; interculturalidade; pensarfazer

 

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Biografia do Autor

Raquel Purper, Instituto Federal de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Possui graduação em Jornalismo pela PUC/RS e em Teatro pela UFRGS. Mestra em Artes Cênicas pela UFRGS e Doutora em Teatro pela UDESC com pesquisa na área de dança contemporânea. Atualmente, é professora do curso de Licenciatura em Dança do IFB.

Olga Brigitte Oliva de Araújo, Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela UnB, graduação em Licenciatura em Dança pelo IFB e mestrado em Direitos Humanos pela UnB, com pesquisa relacionada a Pedagogias Decoloniais. Atualmente, atua no acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, em meio aberto, na Secretaria de Justiça e Cidadania do DF.  

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

PURPER, R.; BRIGITTE OLIVA DE ARAÚJO, O. . PENSARFAZER DANÇA DESDE UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA E DECOLONIAL. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 2, p. 276–310, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i2.65655. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/65655. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Eixo 3: Antropologias