O RITUAL NA ERA DIGITAL

Corpo, mídia e ciberativismo nas ações de Pyoter Pavlensky

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.61933

Resumen

O presente estudo parte do diagnóstico realizado pelo filósofo Byung-Chul Han sobre a atual sociedade digital e neoliberal, para pensar as novas demandas que se impõem aos artistas no que diz respeito a procedimentos de criação artística e formulação de narrativas. Para tanto, serão descritas e analisadas as ações desenvolvidas pelo acionista russo Pyoter Pavlensky, entre os anos de 2012 e 2017, visando perceber como o artista tem se relacionado com o contexto apresentado e com os desafios impostos pelo cenário político, em especial a ascensão do autoritarismo na Rússia, assim como pelas inovações comunicacionais suscitadas pela utilização de plataformas virtuais. A hipótese defendida neste artigo é de que Pavlensky agencia diversas camadas discursivas, de forma consciente ou inconsciente, a saber: gesto ritual com referências arcaicas, o envolvimento de agentes do governo como consequência da eficácia ritual do gesto, a memória coletiva acerca de fatos históricos, a simbologia do espaço onde é realizada cada ação, o corpo material e a viralização de imagens simulacro nas redes sociais como forma de criar narrativas de legalidade, legitimidade e competência, as quais são necessárias no embate contra o sistema de poder dos governos da Rússia e da França, assim como são essenciais para o desvelamento das estruturas de domínio e opressão concretizadas na figura dos governos neoliberais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Saulo Vinícius Almeida, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mestrando em Artes Cênicas (Pedagogia do Teatro - Formação do Artista Teatral) pela Universidade de São Paulo com o projeto "A experiência numinosa nas práticas formativas do ator", sob a orientação da Profª. Drª. Alice Kiyomi Yagyu, é graduado em Teatro (Bacharelado em Interpretação Teatral) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atuou como bolsista de iniciação científica no projeto "Percursos do drama brasileiro: narrativas, mitos e performances teatrais, de folguedos e reisados, na formação da dramaturgia" orientado pela Profª. Drª. Luciana Morteo Éboli, no qual estudou ao longo de três anos as relações entre mitologia, psique e a práxis cênica.

Publicado

2020-07-25

Cómo citar

ALMEIDA, S. V. O RITUAL NA ERA DIGITAL: Corpo, mídia e ciberativismo nas ações de Pyoter Pavlensky. Arte de la Escena, Goiânia, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i1.61933. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/61933. Acesso em: 24 nov. 2024.