ESTUDOS ÉTNICOS NAS ARTES DA CENA: A METODOLOGIA KÕKAMÕU COMO PERSPECTIVA SIMÉTRICA PARA O PROCESSO DE PESQUISA E CRIAÇÃO EM ARTE

Autores/as

  • Luiz Davi Vieira Gonçalves Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.52454

Palabras clave:

Kõkamõu. Metodologia. Conhecimento Ameríndio. Artes da Cena

Resumen

Este artigo visa refletir a etnicidade nas Artes da Cena propondo a metodologia Kôkamõu como ferramenta para os desafios e realidades encontrados nos tempos atuais por artistas que procuram os povos ameríndios para desenvolverem pesquisas artísticas, acadêmicas, entre outras, sobretudo em busca de teorias e práticas decoloniais. A palavra kôkamõu, na língua Yanonami, significa juntos(as), e a metodologia salienta a importância da experiência junto aos indígenas como locus central para o aprofundamento do conhecimento sobre a realidade cosmológica, social e política, fortalecendo os objetivos almejados de ambas as partes envolvidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Davi Vieira Gonçalves, Universidade do Estado do Amazonas

Professor na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas e Doutorando pela Universidade Federal do Amazonas.

Citas

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo, Martins Fontes, 2006.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.

FABRINI, Verônica. Arte, Ciência e Descolonização. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; SEVERINO, Francisca Eleodora; ANDRÉ, Carminda Mendes (Org). Artes, Ciências e Educação. São Paulo: Big Time Editora, 2015.

FABRINI, Verônica. Corpo e Artes da Cena. In: HADERCHPEK, Robson Carlos, VIEIRA, Marcilio de Souza (Org). Corpo e processos de criação nas artes da cênicas. Natal: EDUFRN, 2016.

FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. In: Cadernos de Campo, São Paulo, n. 13: p. 155-161, 2005.

GONÇALVES, Luiz Davi Vieira. Teatro e Ritual: os desafios da criação performática com base no xamanismo Yanomami. In: Memória ABRACE XVI Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2017.

GONÇALVES, Luiz Davi Vieira. Performance e Xamanismo: o corpo e sua expressividade no xamanismo Yanomami aldeia de Maturacá. Revista Arte da Cena, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 83-96, Dezembro/2015.

PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

RAMALHO, Moisés. Os Yanomami e a morte. Tese de doutorado. USP. São Paulo. 2008.

GEERTZ, C. Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SCHECHNER, Richard. Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral. In: Cadernos de Campo, São Paulo, n.20, p. 213-336, 2011.

SCHECHNER, Richard.. “Pontos de Contato” revisitados. In: DAWSEY, John et al. (org.) Antropologia e Performance: ensaios napedra. São Paulo: Terceiro Nome, 2013.

Publicado

2018-07-31

Cómo citar

GONÇALVES, L. D. V. ESTUDOS ÉTNICOS NAS ARTES DA CENA: A METODOLOGIA KÕKAMÕU COMO PERSPECTIVA SIMÉTRICA PARA O PROCESSO DE PESQUISA E CRIAÇÃO EM ARTE. Arte de la Escena, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 018–041, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i1.52454. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/52454. Acesso em: 10 may. 2024.