MEDUSA AO REVERSO: UMA JORNADA ENTRE MITOS, PEDRAS E DANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.44910Palabras clave:
Processo de Criação, Dança, Mito, Imagem, Escultura.Resumen
O presente artigo é uma das amplificações acadêmicas resultantes de uma pesquisa de doutoramento em Artes da Cena pela UNICAMP, realizada pela própria autora. Trata-se de um relato crítico da vivência de um processo de criação em dança, no qual a intérprete-criadora investiga a partir da própria vivência corporal as relações intrínsecas entre corpo; mitologia e imagens escultóricas.
O trabalho cênico é intitulado poeticamente de Medusa ao Reverso, afinal um dos motes de criação trata, justamente, da imagem escultórica, mais especificamente obras da escultora francesa Camille Claudel, que, de forma poética, converge as esculturas (pedras) em movimento dançado (diversamente ao mito da Medusa que transforma corpos vivos em esculturas de pedras).
Descargas
Citas
BRANDÃO, J. Dicionário Mítico Etimológico da Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 1991.
CAMPBELL, J. Mito e Transformação. São Paulo: Ágora, 2008.
CAMPBELL, J.; MOYERS, B. Joseph Campbell e o Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
CHAPELLE, R.M.P. Camille Claudel: esculturas, desenhos e pinturas. Belo Horizonte: Edições, 1998.
FERNANDES, C. Quando o Todo é mais que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Rev Bras Estudos Presença, Rio Grande do Sul, v. 5, p. 9-38, 2015.
KELEMAN, S. Mito e Corpo: uma conversa com Joseph Campell. São Paulo: Summus, 2001.
MILLER, J. A Escuta do Corpo: Sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007.
MILLER, J. Qual é o Corpo que Dança? Dança e Educação Somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
MILLER, J.; NEVES, N. Técnica Klauss Vianna: consciência em movimento. ILINX – Revista do LUME, n.3, 2013.
MORGENSTERN, A. Perseu, Medusa & Camille Claudel: Sobre a Experiência de Captura Estética. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
VIANNA, K. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.
WAHBA, L.L. Camille Claudel: Criação e Loucura. São Paulo: Rosa dos Ventos, 2002.
WILLIS, R. Mitologias. São Paulo: Publifolha, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.