FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.36028Palabras clave:
Pedagogia do Teatro, Teatro-Fórum, Teatro-Imagem, Augusto Boal, Teatralidades.Resumen
As críticas feitas nos anos 1980 e 1990 ao Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, apontam problemas teórico-metodológicos que parecem comprometer seu efeito de teatralidade. Ainda que suas contribuições pedagógicas apareçam como consenso entre pesquisadores, elementos ligados à concepção artística, às características de produção e às dinâmicas de recepção apresentam limitações práticas e referenciais. Este estudo relata um experimento que avalia as técnicas Teatro-Imagem e Teatro-Fórum indicando a pedagogia da aproximação como nova prática criativa.
Descargas
Citas
BOAL, A. Arco-íris do desejo: Método Boal de Teatro e Terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
BOAL, A. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005a.
BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005b.
COELHO NETTO, J. T. Uma outra cena: Teatro Radical, poética da artevida. São Paulo: Polis, 1983.
COELHO NETO, J. T. Dicionário Crítico de Política Cultural: Cultura e Imaginário. São Paulo: Iluminuras, 1997.
COELHO NETO, J. T. O que é Ação Cultural? São Paulo: Brasiliense, 2001.
COHEN, R. Work in Progress na Cena Contemporânea: criação, enecenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DESGRANGES, F. Pedagogia do Teatro: Provocação e Diaologismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
FISHER, B. Feminist Acts: Women, pedagogy, and Theatre of the Oppressed. In: SCHUTZMAN, Mady; COHEN-CRUZ, Jan. Playing Boal: theatre, therapy, activism. New York: Routledge, 1994.
LEAL, D. Narrativas da participação: estudo foucaultiano sobre a poética do teatro do oprimido nas plenárias de orçamento participativo em Santo André. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010.
LEHMAN, H-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
MOSTAÇO, E. Opressão: o mito oculto do Teatro do Oprimido. In: MOSTAÇO, E. O Espetáculo Autoritário: pontos, riscos, fragmentos críticos. São Paulo: Proposta Editorial, 1983.
MUTNICK, D. Critical Interventions: The meaning of praxis. In: COHEN-CRUZ, Jan. SCHUTZMAN, Mady. A Boal Companion: Dialogues on theatre and cultural poltics. London, New York: Routledge, 2006.
NUNES, S. B. Boal e Bene: contaminações para um teatro menor. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.
PEDROSO, R. T. Teatro do Oprimido: em busca de uma prática dialógica. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.
PEIXOTO, F. O Teatro do Oprimido Invade a Europa. Encontros com a Civilização Brasileira, V.III, n. 19, jan, Rio de Janeiro, 1980.
RYNGAERT, J-P. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
RYNGAERT, J-P. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SPRY, L. Structures of Power: Toward a theatre of liberation. In: SCHUTZMAN, Mady. COHEN-CRUZ, Jan. Playing Boal: theatre, therapy, activism. New York: Routledge, 1994.
TEIXEIRA, T. M. B. Dimensões Sócio Educativas do Teatro do Oprimido: Paulo Freire e Augusto Boal. Tese (Doctorat Educació i Societat). Barcelona: Universidad Autonoma de Barcelona, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.