LABORATÓRIO OBJETOS PERFORMÁTICOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO: ANANSE NAS RUAS

Autores/as

  • Gilson Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Teatro de Formas Animadas, Performance, Máscaras

Resumen

O presente artigo discute algumas práticas artísticas desenvolvidas no Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Escola de Belas Artes da UFRJ, laboratório dedicado à pes- quisa de teatro de formas animadas em espaços cênicos não convencionais. Neste sentido, abordaremos as performances Exercícios 1 e Exercício 3, ambas baseadas nas lendas de Ananse – personagem da mitologia axânti, de Gana, na África – e realizadas em espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro. As performances aqui descritas operam numa região liminar, onde dialogam teatro de formas animadas, performance, artes visuais, vídeo, ativismo social e a relação entre atividade artística e espiritualidade. Desta forma, o conceito de Liminaridade, compreendido como um estado psicológico e metafísico onde um sujeito situa-se numa zona limite, tendo consciência de estar entre dois níveis existenciais, perpassa as reflexões sobre tais performances.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gilson Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

GILSON MOTTA é artista e pesquisador, Dou- tor em Filosofia, professor Associado da Univer- sidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona as disciplinas Teatro de Formas Animadas e Cena e Dramaturgia.

Publicado

2014-09-05

Cómo citar

MOTTA, G. LABORATÓRIO OBJETOS PERFORMÁTICOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO: ANANSE NAS RUAS. Arte de la Escena, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 18–32, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/31798. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Temas Variados