Cartografia de uma poética do Sul: Um exercício de memórias orais e corporais sobre a obra e a vida do coreógrafo argentino Roberto Giachero.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v11i1.82505Resumo
Nesta conferencia, propomos um exercício de memoria para ativar o pasado no presente. A partir de documentos existentes, depoimentos de bailarinos e bailarinas de diversas produções de Giachero e de alguns de seus estudantes, investigamos a poética do coreógrafo e seu papel como Mestre. Mergulhamos naquilo que os rastros e vestigios revelam. Recorremos à nossa imaginação como ferramenta para nos relacionarmos com um pasado dinâmico em diálogo com o presente. Viabilizamos a experiencia da memoria oral como procedimento performático, com o objetivo de refletir sobre suas obras, a passagem do tempo e como essa dança chega até nossos corpos.
Downloads
Referências
-Cadús, Eugenia y Rypka, Sofía. “Un futuro para la coreografía: creación y
profesionalización de la danza en el Seminario de Estudios Coreográficos del
Instituto Nacional de Estudios de Teatro” en Entre la tradición y la modernidad
: historia del Instituto Nacional de Estudios de Teatro : 1936-2022, Laura
Mogliani (Ed.). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ministerio de Cultura de la
Nación, 2020 (pp. 119-136).
-Rabuffetti, E. “La danza y su intérprete” en La revista coreográfica, 1938.
(No 1, p. 4-5).
-Rabuffetti, E. “Técnica de la danza clásica teatral. Las escuelas y los estilos”
en Ballet, ideario de la danza, 1954 (No 1, p. 11-12).
-Dimitrievich, Roberto. 2024. Entrevista personal. Grabada
-Lozano, Amalia (hija). 2024. Entrevista personal. Grabada
-Valía, Hugo. 2024. Entrevista personal. Grabada
-Marcolini, Graciela. 2024. Entrevista personal. Grabada
-Delmagro, Cristina. 2024. Entrevista personal. Grabada
-Alarcón, Andrés. 2024. Entrevista personal. Grabada
Publicado
Versões
- 2025-09-15 (3)
- 2025-09-13 (2)
- 2025-09-02 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Laura, Carla Rímola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.
