Uma obra Uma pílula Um diário

comic and autobiographical aspects in a creation process in a pandemic context

Authors

  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul,Brasil, bersellimarcia@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2731-1373
  • Evandro Luft Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, evandro-luft@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v8i1.71749

Abstract

The work presents the process of Uma obra Uma pílula Um diário creation developed in a context of social isolation during the year 2020. The comic and autobiographical aspects gained prominence, since the contemporary acting, in pandemic period, will be observed from the analysis of data collected during the creation process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul,Brasil, bersellimarcia@gmail.com

Professora do Departamento de Artes Cências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS).

Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do LACRI - Laboratório de Criação (CNPq).

Coordenadora do Programa de Extensão Práticas Cênicas, Escola e Acessibilidade. 

Evandro Luft, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, evandro-luft@hotmail.com

Evandro Luft é formado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente vem desenvolvendo trabalhos práticos envolvendo o campo da performance junto ao grupo de estudos e práticas performATIVAS. Pesquisador do grupo de pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq). Professor de Arte da rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina durante o ano de 2021. Ator e performer. 

References

ALVES, Marcia Nogueira. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: Ibpex, 2008.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. [Tradução: Ivone Castilho Benedetti.] São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CONDE, Rafael. O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

D’AVILA JUNIOR, Francisco de Paulo. Aplicativos para o ensino remoto de teatro: Avatar, deepfake, padlet e outras experimentações. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-29, set. 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20500. Acesso em: 14 jan. 2022.

EDMONDSON, Ray. Uma filosofia de arquivos audiovisuais. Paris: UNESCO, 1998.

FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O Corpo-Em-Experiência. Revista do LUME, Campinas, n. 04, p. 01-11, dez. 2013. Disponível em https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em 14 jan. 2022.

LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário a cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão da cena contemporânea. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SOUZA, Henrique Bezerra de. O Ator na Cena Cômica: o gesto como via de construção da comicidade. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

Published

2022-10-27

How to Cite

BERSELLI, M.; LUFT, E. Uma obra Uma pílula Um diário: comic and autobiographical aspects in a creation process in a pandemic context. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 8, n. 1, 2022. DOI: 10.5216/ac.v8i1.71749. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/71749. Acesso em: 23 dec. 2024.